INAUGURADO O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DA BACIA DO CUBANGO NA CIDADE DE MENONGUE.

INAUGURADO O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DA BACIA DO CUBANGO NA CIDADE DE MENONGUE.


No dia 15 de Maio de 2018 foi inaugurado pelo Vice-governador do Cuando Cubango para a Área Técnica e Infraestruturas, Bento Xavier, em representação do Governador, na cidade de Menongue, nas instalações da Universidade Cuíto Cuanavale "UCC" o Centro de Documentação e Informação da Bacia Hidrográfica do Cubango-Okavango.


O referido centro, é resultado de uma iniciativa da OKACOM (Comissão Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do Okavango) com apoio do Reino da Suécia e do PNUD.


Na sequência desta inauguração foi assinado um Memorando de Entendimento entre a UCC e a OKACOM cujo objectivo principal consiste na divulgação, junto das comunidades, organizações governamentais e não Governamentais, de assuntos relacionados com a conservação e utilização sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Cubango-Okavango.


Foram signatários do Memorando o Reitor da UCC, o Dr. Miranda Lopes Miguel e o Coordenador da OKACOM/Angola e Director Geral do GABHIC, o Arq. Carolino Manuel Mendes, respectivamente.Participaram da cerimónia individualidades do Governo da Província do Cuando Cubango, da OKACOM, da reitoria da UCC entre docentes e estudantes.

 


O centro ora inaugurado é composto por 12 computadores, ferramentas que servirão de depósito de toda informação produzida sobre a bacia do Cubango-Okavango e sobre a OKACOM, servindo de referência para consultas a todos os níveis e por diferentes esferas da sociedade em especial os estudantes.


O centro apoiará também os estudantes da UCC e não só, na elaboração de teses de licenciatura e mestrados versadas sobre as matérias ligadas às bacias hidrográficas em particular a do Cubango-Okavango.

De recordar que a OKACOM realizará de 4 à 8 de Junho do ano em curso em Luanda a sua vigésima quarta reunião ordinária que culminará com o Fórum de Ministros. Fazem parte da OKACOM as repúblicas de Angola, Namíbia e Botswana.