Angola Elabora Plano da Bacia do Rio Cubango


Gestão de Recursos da Hídricos da Bacia do Cubango Okavango em Análise

 

Angola está a elaborar o Plano de Gestão da Bacia do Rio Cubango que vai definir as acções para exploração sustentável dos recursos hídricos, anunciou ontem, em Luanda, o ministro da Energia e Águas João Baptista Borges.

Ao intervir na abertura da reunião de ministros dos Estados membros da bacia do Cubango-Okavango, adiantou que o Executivo traçou um plano de desenvolvimento para 2012-2017, onde as principais linhas de força são a diversificação da economia e o relançamento da actividade agrícola.

A Namíbia, explicou o ministro está também a elaborar o plano para a faixa de Caprivi, Botswana e região do delta do Okavango: “ Os planos integram depois o conjunto de medidas que vão fazer parte das acções estratégicas dos três países”.

A elaboração do Plano Nacional de Águas e de utilização integrada dos recursos hídricos, defende João Baptista Borges, é um instrumento importante para o seu uso racional.

“Os governos têm a responsabilidade de desenvolver acções que preservem as condições que a bacia oferece, para impulsionar a agricultura e a qualidade de vida das populações”, disse o ministro, reafirmando o apoio de Angola aos estados membros, ao referir que neste momento os países desenvolvem projectos nos lados da bacia da sua responsabilidade.

O ministro da Agricultura, Águas e Florestas da Namíbia, John Mutorwa, garantiu que seu país está empenhado na gestão prudente e utilização sustentável das águas e recursos transfronteiriços. Lembrou que Angola e o seu país assinaram, o ano passado, acordos sobre a bacia hidrográfica do Cuvelai, quanto a gestão dos recursos hídricos.

John Mutorwa espera que Angola e Namíbia continuem a garantir que todas as acções do acordo sejam implementadas. A organização que integra Angola, Namíbia e Botswana, gere conjuntamente as questões ligadas à bacia do rio Cubango – Okavango.

A reunião ministerial visou analisar os resultados da implementação do plano de acção estratégica e a criação do fórum de ministros da Comissão Permanente das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Cubango Okavango (OKACOM), órgão que acompanhará, do ponto de vista político o funcionamento da comissão.

Neste termos, a reunião dos Ministros da OKACOM realizada no dia 29 de Maio de 2015 realizada em Luanda e acolhida pela sua Excelência Ministro da Energia e Águas de Angola Engº João Baptista com a presença do seu homólogo, O ministro da Agricultura, Águas e Florestas da Namíbia John Mutorwa formalizou-se o estabelecimento do Fórum de Ministros da OKACOM que culminou com a assinatura da nova estrutura organizacional da OKACOM.

Texto: Jornal de Angola

 

Assinatura da Nova Estrutura Organizacional da OKACOM 

Fotografia: Leo Silva