Resultados

 

Com a finalização das obras de reparação da Barragem do GOVE e a Construção da Central Hidrelétrica e respectiva subestação conseguiu-se repor a funcionalidade do AH Gove, na sua versão inicial, reajustando o seu funcionamento às normas internacionais de segurança hidraulica e estructural, recomendadas pela ICOLD- Comissão Internacional das Grandes Barragens. O AH Gove passa assim a cumprir o seu principal objetivo que é de regularizar os Caudais a jusante, garantido assim a eventual construção de outros aproveitamentos hidráulicos previstos ao longo do Rio Cunene, produzindo 60 MW de energia hidroeléctrica para abastecer as cidades do Huambo e Bie e fomentará, através da irrigação, a pratica de agricultura nas terras aráveis do medio Cunene, assim como permitirá o abastecimento regular de água às pessoas e animais.

É de referir também que com a entrada em funcionamento do AH GOVE, o Governo de Angola está à atender os compromissos internacionais assumidos nos Acordos firmados com a República da Namíbia.

A Nível Regional o AH GOVE, esta a promover o desenvolvimento sócio-econômico da Região, melhorando desta forma a vida das Populações. Com o fornecimento de água para o estabelecimento de pastagens para o gado, especialmente na epoca seca, traria uma melhoria da qualidade do gado bovino, principal riqueza das populações da região.